quinta-feira, 13 de novembro de 2014

FILME: ARCA RUSSA - 2002


Direção: Aleksandr Sokurov - 2002 
Duração: 99 min 
Título original: Russian Ark

Um tour pela história Russa dentro do museu Hermitage em São Petersburgo.


Um cineasta russo atual acompanhado de um diplomata do séc. XIX no ano de 1700 percorrem o museu Hermitage em São Petersburgo na Rússia. Percorrendo 35 salas do museu sem cortes eles atravessam 300 anos da história russa do séc. XVIII até o séc. XXI.

O cineasta é russo e defende seu povo, sua arte e criação, o europeu procura compreender, por que tantas obras europeias ali. Eles não sabem como foram parar ali, simplesmente caminham pelas salas e através dos acontecimentos da história. Há os grandes personagens como Nicolau I, Pedro o Grande, Catarina II, Alexandra, e as belas obras de arte que o museu possui. Termina com o último baile no palácio de inverno em 1913, depois do que tudo mudará com a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa e a Segunda Guerra. É como a arca de Noé que guarda, protege e salva do futuro todo esta passado histórico.

Um grande fantasia, mas que nos permite um vislumbre da história deste país.

O filme foi rodado em um único dia e foram utilizados mais de 3 mil figurantes passando por 33 salas do Museu Hermitage. 


Assista ao filme: http://tocadoscinefilos.net.br/arca-russa-2002/


Assista ao trailer:

Conheça um pouco deste fabuloso Museu:

O Museu está localizado às margens do Rio Neva em São Petersburgo, Rússia. É um dos maiores museus de arte do mundo. Está distribuído por dez edifícios, sendo eles mesmos uma obra de arte e o principal é o Palácio de Inverno, residência oficial dos Czares. O Hermitage possui atualmente mais de 3 milhões de peças.

Algumas obras:

Antonio Canova - Eros e Psiquê

Madona e a criança - Leonardo da Vinci

Flora - Rembrandt 

La Dance - Henri Matisse - 1910 



Aleksandr Sokurov nasceu em 1951 em Oblast de Irkutsk, Rússia. Teve uma infância errante mudando para muitas cidades. Formou-se em História.
                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário